quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Época distorce imagem de Chávez para torná-lo "mais ameaçador"

Época da semana passada (edição número 493) distorceu a imagem do presidente venezuelano Hugo Chávez para torná-lo “mais ameaçador” a seus leitores e, com isso, justificar a tese da matéria de capa – a de que seu “poderio bélico” seria uma ameaça ao Brasil.
A informação é do próprio diretor de Arte da revista, Marcos Marques, que teceu comentários sobre a qualidade da manipulação no blog “Faz Caber” (http://fazcaber.globolog.com.br/).
A Época é uma publicação das Organizações Globo, que, assim como a maioria dos conglomerados de mídia brasileiros, faz ostensiva campanha contra o presidente da Venezuela, acusando-o de práticas ditatoriais devido às mudanças que pretende fazer na constituição de seu país, entre elas a que permite ao ocupante da Presidência concorrer a quantas reeleições desejar.
Tais mudanças foram aprovadas pelo Congresso e ainda serão submetidas à vontade popular, no plebiscito que se realizará em 2 de dezembro. Para os grandes veículos de comunicação brasileiros, no entanto, tais processos dão apenas uma “aparência democrática” ao “projeto ditatorial” de Chávez.
Leia abaixo o comentário de Marcos Marques no blog: Capa da semanaPara fazer a capa desta semana foi feita uma pesquisa de imagem muito específica. O presidente da Venezuela Hugo Chávez teria que estar com cara ameaçadora. Foi muito difícil, ele tem uma cara gorda e simpática, não dá medo em ninguém. A imagem que mais chegou próximo do objetivo foi a que ele está de boina vermelha olhando para o lado esquerdo. Para deixar a imagem ainda mais forte, o nosso ilustrador Nilson Cardoso fez um trabalho de manipulação na imagem original, até chegar a este resultado final.O que acham? Façam seus comentários.
Marcos Marques - diretor de arte

Prof° José Ricardo
Novembro/2007

Nenhum comentário: