quarta-feira, 7 de novembro de 2007

PESSOAS COM QUEM ME IDENTIFICO

Olá nesta semana irei colocar on-line pessoas com quem me indentifico e sei fizeram alguma coisa por seus semelhantes.
O primeiro a listar aqui é Senador por São Paulo, Eduardo Suplicy.
Eduardo Matarazzo Suplicy (São Paulo, 21 de junho de 1941) é um economista, professor e político brasileiro, atualmente exercendo o cargo de senador da República pelo estado de São Paulo. Filho de Paulo Cochrane Suplicy e Filomena Matarazzo (da família Matarazzo), Eduardo Suplicy é formado em administração de empresas na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, onde atualmente é professor titular, e em economia na Michigan State University. Eduardo Suplicy é filiado ao Partido dos Trabalhadores, do qual foi um dos fundadores.
Suplicy casou-se com Marta Teresa Smith de Vasconcelos, conhecida hoje como Marta Suplicy, em 1964 e teve com ela três filhos: João, André e Eduardo (o cantor Supla). Em 2003 o casal divorciou-se e atualmente o senador tem uma nova companheira, a jornalista Monica Dallari.
Em 1978 Eduardo Suplicy foi eleito deputado estadual pelo antigo MDB. Em 1982 foi eleito deputado federal pelo então recém-criado Partido dos Trabalhadores (PT), tendo ajudado a fundar o novo partido. Candidatou-se à prefeito de São Paulo em 1985 (perdeu para Jânio Quadros) e em 1992 (vencido por Paulo Maluf) e a governador em 1986 (superado por Orestes Quércia). Foi eleito vereador de São Paulo em 1988, quando foi presidente da Câmara Municipal.
Suplicy ocupa o posto de senador pelo Estado de São Paulo desde 1991 (em todas as vezes eleito pelo Partido dos Trabalhadores), completando em 2006 dezesseis anos de legislatura, posto pelo qual ele é mais conhecido e com o qual normalmente ele é mais identificado. Desde o início de seu primeiro mandato, defende a implementação de um programa de transferência de renda conhecido como Renda básica de cidadania, o qual garantiria a todos os cidadãos do país o direito a uma renda igualitária e incondicional. Esta renda teria como objetivo garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos. Aprovada em 2004, a Lei 10.835, que instituiu a Renda Mínima ainda carece de regulamentação. Em seu livro intitulado Renda de Cidadania - A saída é pela porta, Suplicy relata sua trajetória política junto ao PT e demonstra como a Renda Básica de Cidadania apresenta vantagens diante todos os programas de transferência de renda.
Em 2002, disputou as prévias internas do PT para ser o candidato a presidente, perdendo por mais de 80% para Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, desde as primeiras eleições diretas desde a redemocratização do país, esta era a primeira vez que Lula precisou disputar prévias para sair candidato pela legenda.
Em 2003, quando um grupo de deputados e senadores do PT (a maioria fundadores do partido), liderados pela senadora por Alagoas Heloísa Helena e composto pelos deputados Babá e Luciana Genro foi expulso do partido, por serem contrários aos caminhos por ele tomados, Suplicy foi um dos seus poucos filiados notórios que defendeu publicamente os dissidentes, o que provocou a ira de outros dirigentes do PT, como José Dirceu e o risco de não ser mais candidato ao senado numa próxima legislatura. Este grupo de dissidentes viria mais tarde a fundar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Em 2005, quando foi passado um abaixo-assinado no Senado para a formação de uma CPI dos Correios que acabaria por desvendar esquemas de corrupção presentes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Suplicy chegou a chorar quando assinou a lista, provocando conflito com outras alas e facções do partido.

Prof° José Ricardo
Novembro/2007

Nenhum comentário: